Quem Somos

O Sindicato
  
O movimento Sindical é, sem dúvida, a mais expressiva forma de união de classe, é a própria essência do que se pode conceituar como identidade de interesses e de pensamento, seja no campo profissional ou econômico.

O SINDICOMBUSTÍVEIS-PA é uma entidade constituída para fins de estudos, coordenação, proteção e representação legal da categoria econômica do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo no Estado do Pará conforme estabelece a legislação em vigor sobre a matéria e com intuito de colaboração com os poderes públicos e demais associações, no sentido da solidariedade social e sua subordinação aos interesses Nacionais.

Sua história tem início em 18 de março de 1976 quando um grupo de revendedores se reuniu para a pró-fundação da uma associação e obteve a aprovação do Estatuto em 29 de abril. Em 24 de dezembro do mesmo ano, este grupo, já então investido no cargo de Diretoria, fundou oficialmente a Associação Profissional do Comércio Varejista de Combustíveis Minerais no Estado do Pará, que conforme ditava a regra da época, foi reconhecido pelo Ministério do Trabalho como Sindicato em 24 de Setembro de 1985.

Quem hoje estaciona seu veículo em um mega-posto com bombas automáticas, lavagem de veículos, troca de óleo, lojas de conveniências e em uma equipe de funcionários qualificados e treinados para atender os clientes dentro dos altos padrões de qualidade ditados pela sociedade moderna, dificilmente imaginará que outrora o Posto de Gasolina era tão somente uma bomba de abastecimento instalada, quase sempre, em cima da calçada e operada pelo próprio dono do posto. A realidade da categoria hoje, tanto no que diz respeito ao aspecto visual quanto ao mercado dos derivados de Petróleo é completamente diferente do perfil daqueles anos e o SINDICOMBUSTÍVEIS-PA, desde sua constituição, participou ativamente de cada mudança e de cada conquista.

Somos agora, uma categoria que envolve aproximadamente 27.500 empresários distribuídos por todos os quadrantes do País e que gera milhares de empregos diretos. O papel que o SINDICOMBUSTÍVEIS-PA assumiu, nesses seus mais de 24 anos de existência foi o de porta-voz mais forte e eficiente na defesa do anseios e interesses da classe, patrocinando trabalhos profissionais, sempre ao lado das entidades de Grau superior, que levaram a revenda a ter uma conotação altamente considerada, ao contrário do aspecto pejorativo de alguns anos atrás. Sem falsa modéstia, o SINDICOMBUSTÍVEIS-PA sente orgulho, pois temos absoluta convicção que, não fosse a união da classe em torno desse Sindicato, sua Federação e sua Confederação, através de um trabalho sério, honesto e competente, nosso segmento econômico estaria ainda no mesmo patamar que nossos companheiros menos afortunados da Europa, Estados Unidos e de vários países da América Latina, e certamente todas as conquistas de nossa categoria não teriam passado de simples e ilusórias quimeras.

Esteja sempre conosco companheiro revendedor. Acredite na força de nossa categoria e participe a fim de que possamos ampliar cada vez mais nossos espírito corporativo e mantermos ainda mais sólido nosso segmento empresarial.